ÁREA RESTRITA

Projeto Rosário Maiorano 2020



ANS – Roma) – O Papa chama e os Salesianos Cooperadores respondem (ASC). Durante esta crise devida ao COVID-19, em várias ocasiões o Pontífice convidou a não negligenciar os pobres, que são atualmente os mais afetados. Por isso, o Conselho Mundial da Associação dos Salesianos Cooperadores (ASC) decidiu destinar os recursos previstos para o “Projeto Rosário Maiorano 2020” para fazer frente à conjuntura decorrente da mencionada crise.

“Concordamos em que devemos fazer o que pudermos em nossas próprias realidades, através de formas concretas de solidariedade econômica. Além de continuar com as atividades típicas da nossa missão, é necessário encontrar novas formas e instrumentos de intervenção”. Antonio Boccia, Coordenador Mundial da ASC, é claro e exaustivo ao anunciar a iniciativa.

A decisão de lançar-se a esse projeto foi tomada no final de abril, quando ocorreu a reunião do Conselho Mundial da ASC em três sessões, divididas – dada a diferença de fuso horário – por continentes, a fim de facilitar a participação. No decorrer das três videoconferências, os responsáveis pela Associação analisaram a situação nas diversas Regiões, segundo o que está ocorrendo por causa da pandemia que agora já afeta todos os países.

No final, o Conselho Mundial decidiu destinar o “Projeto Rosário Maiorano 2020” para apoiar financeiramente intervenções em situações particulares causadas pela emergência sanitária. As contribuições das Províncias para o ano de 2020 serão utilizadas para financiar o Projeto.

“Na prática, as Províncias não terão que enviar a contribuição para o ano 2020 ao Conselho Mundial: deverão utilizá-la localmente para intervenções que cada Conselho Provincial considerar apropriadas a uma ajuda nas necessidades das populações locais.

Caberá depois aos Administradores fazerem um relatório sobre como essas contribuições foram utilizadas, enviando-o para o Conselho Mundial até dezembro de 2020.

“É este o caminho que o Conselho Mundial quer adotar para estar perto dos Salesianos Cooperadores nestes tempos difíceis para a economia” – explica o Coordenador Mundial – o qual por fim conclui: “Neste mês de maio, dedicado à nossa amada Maria Auxiliadora, deixemos que Ela sugira a melhor maneira de ajudar aos tantos irmãos e irmãs provados pela pandemia”.

O “Projeto Rosario Maiorano” é uma iniciativa lançada em 2019 pelo Conselho Mundial dos Salesianos Cooperadores para lembrar da melhor maneira possível, ou seja, através da solidariedade, a figura de Rosario Maiorano (1956-2017), Coordenador Mundial da Associação entre 2001-2012. Graças a essa iniciativa, no ano passado garantiu-se educação de qualidade a mais de 300 meninos de rua, no Quênia (África), e se permitiu a cerca de 150 outros jovens, também quenianos, completarem os seus estudos.

Fonte: https://www.infoans.org/

Projeto Maiorano 2020 – Coordenador Mundial