ÁREA RESTRITA

Consulta Região Brasil se reúne com Conselho Mundial



No dia 24 de outubro, data da comemoração mensal de Nossa Senhora Auxiliadora, por uma iniciativa pioneira da Conselheira Mundial para a a Região Brasil da Associação dos Salesianos Cooperadores, a SC Alzira Marães Ferreira, pôde a Consulta Região Brasil, além dos Conselhos das seis províncias dessa região, se reunirem com alguns membros do Conselho Mundial, a saber; o SC Antonio Boccia, Coordenador Mundial, a SC Cinzia Arena, Administradora Mundial e Ir. Lucrécia Uribe Duque, FMA, Delegada Mundial. A reunião contou ainda com a preciosa colaboração de tradução por parte de Ir. Alicia Demarchi, FMA, brasileira, residindo atualmente em Roma.

A reunião tinha como propósito apresentar ao Conselho Mundial, as diversas realidades provinciais de nossa Região Brasil, bem como a caminhada formativa em que a região se encontra empenhada e ainda a implantação de um trabalho na área de comunicação, que, nesses tempos de pandemia, proporciona a todos os Salesianos Cooperadores da região, se reunirem de forma virtual, com seus Centros Locais, Províncias e Região Brasil, favorecendo a união e comunhão da Associação, ainda que distantes fisicamente.

Teve início então com uma oração inicial, preparada e conduzida por Ir. Othilia dos Santos, FMA, Delegada para a Região Brasil, seguida da apresentação e palavra do Coordenador Mundial, SC Antonio Boccia.

Essa apresentação e a fala de Antonio Boccia estão disponíveis para download nos respectivos links.

Em seguida, tomou a palavra a Delegada Mundial, Ir. Lucrécia Uribe Duque, FMA, com uma apresentação carinhosamente já traduzida para o português.

Essa apresentação também está disponível para download no respectivo link.

Continuando a reunião, a SC Alzira passou a palavra às Coordenações Provinciais, para apresentação das diversas realidades que nossa região contempla, iniciando-se pela Província de Porto Alegre (BPA)

Apresentação e relatório disponíveis para download.

Do sul passamos ao nordeste, com a apresentação da Província do Recife (BRE).

Apresentação disponível para download.

Seguindo Recife, apresentou-se a Província de São Paulo (BSP).

Apresentação disponível para download.

Depois de São Paulo, foi a vez da Província de Campo Grande (BCG).

Relatório disponível para download,

Após Campo Grande, foi a vez de sua vizinha, a Província de Belo Horizonte (BBH).

E finalizando as apresentações provinciais, a Província de Manaus (BMA).

Devido a uma questão técnica, a Província de Manaus não pôde apresentar o material preparado, que você pode baixar aqui.

Após as apresentações das realidades provinciais, foi passada a palavra à Administradora Mundial, SC Cinzia Arena, que falou sobre Solidariedade Econômica.

Em seguida, tomou da palavra o responsável pela Formação da Região Brasil, o SC Evanio A. Santinon, que apresentou a caminhada da região no âmbito formativo.

Apresentação disponível para download.

Finalizando as apresentações, o responsável pela Comunicação da Região Brasil, o SC Carlos R. Minozzi demonstrou o avanço nessa área nos últimos três meses.

Apresentação disponível para download.

A reunião, que, a despeito do fuso horário torná-la uma reunião noturna na Itália, contou com viva participação de todos durante as cerca de três horas de duração e foi encerrada com uma bênção de Pe. Isidoro P. da Silva, SDB, Delegado para a Região Brasil e os agradecimentos da Conselheira Mundial SC Alzira Marães Ferreira.